quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Rádio e a Rede

Num artigo onde ele faz abordagem sobre o marcado do Rádio e TV, o conhecido homem de comunicação Fernando Morgado, fala sobre os futurólogos do setor que pregavam a extinção de determinadas formas de comunicação todas as vezes que surgiam novidades tecnológicas.  E o Rádio sempre foi visto como a bola da vez, não sendo, portanto, nenhuma novidade que alguns continuem assim pensando.
Por toda a sua tradição e por ser o veículo de público mais heterogêneo de todas as mídias, o Rádio sempre foi alvo dessa profecia que está caindo por terra, a cada dia, pois com a evolução na forma de transmissão, já ficou comprovado, não serem sinônimos de extinção as linguagens comunicativas.
O que se pode observar, atualmente, é que a internet está popularizando, ainda mais, o Rádio e, segundo alguns estudiosos, trazendo de volta um público que havia perdido o hábito de usar os aparelhos de rádio – o público jovem. O espaço está mais aberto para pessoas e empresas lançarem novas emissoras e, com isso, surge um campo aberto para novas músicas, oportunizando ainda o aparecimento de novos locutores, produtores, novos programas e marcas.
Ao ouvir rádio com o apoio das novas tecnologias, através da rede mundial de computadores, todos nós fomos transformados em cidadãos do mundo. Com o telefone celular, por exemplo, você pode levar o mundo também no bolso ou na sua bolsa. São as convergências das mídias fazendo esta união, cada vez mais forte com a internet, unindo o nosso querido e popular veículo – o rádio – e, com o apoio dela, convergindo para outras mídias.
 “O rádio na internet é, ainda, a sociedade oral recuperando o poder e a importância que perdeu para a sociedade letrada” (Kerckhove-2007).
Vivemos, na verdade, um momento dos mais positivos para o Rádio, que por sua vez, vive uma fase de maior interação com o público ouvinte, que pode se comunicar através de e-mails, sala de bate-papo e interferir mais instantaneamente na programação.
Vivenciamos, também, um momento mais democrático, onde os canais de comunicação são mais fáceis, incentivando-nos a uma participação mais efetiva ao usá-los, especialmente o Rádio.
Amigo do taxista, do caminhoneiro, da dona de casa e do torcedor de futebol, o rádio continua sendo o nosso amigo de todas as horas e o veículo de comunicação mais popular do país. Assim podemos afirmar: o Rádio e a Rede vão muito bem.

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